FILIAÇÃO DA ACIA NA CÂMARA ÍTALO-BRASILEIRA

Atenta em promover seu processo de expansão para outras regiões do Estado, a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria de Minas Gerais começa a dar novos passos. Com o intuito de apoiar e contribuir para o fortalecimento comercial e industrial das cidades do interior, o presidente da Câmara, Valentino Rizzioli, juntamente com o secretário-geral, Leonardo Freitas, recebeu hoje, 30 de maio, na sede da instituição, em Belo Horizonte (MG), os novos delegados, que atuarão como representantes em estratégicos territórios mineiros. Estiveram presentes no encontro André Borgo, proprietário das empresas Comércio e Distribuição Allborg-Med e Tulha du Chef Gastronomia, que estará à frente da microregião de Barbacena; Gabriel Tarquinio Bertozzi, vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Poços de Caldas (ACIPC), responsável pela microrregião de Poços de Caldas, acompanhado por Antonio Carlos Molinari, proprietário da Cristais São Marcos e vice-presidente industrial da ACIPC; e Paulo José M. de Barros, presidente da Casa D´Italia de Juiz de Fora, que conduzirá as atividades na microrregião de Juiz de Fora. Abrindo a reunião, Rizzioli apresentou os objetivos gerais da Câmara e as atribuições e diretrizes de trabalho a serem desenvolvidas pelos delegados, que passarão pela identificação de empresas e empresários de origem italiana, estabelecer network com empreendimentos com potencial importador/exportador, criar sinergia e viabilizar a realização de eventos de promoção (seminários técnicos, missões à Italia, entre outros), além de promover a instituição e seus serviços. Reconhecendo a importância e o relevante papel dos delegados, Rizzioli reforçou que a atuação em cada região será desenvolvida de maneira personalizada, respeitando o tecido industrial local e as atividades que melhor se adequem às realidades. Em seguida, após o compromisso, os integrantes da reunião foram recebidos, no Consulado da Itália em Belo Horizonte, pela Cônsul Aurora Russi, quando, juntamente com os membros consulares de Minas Gerais, participaram de um almoço institucional, com a presença de representantes do Governo de Minas Gerais. Ainda durante o evento, avançaram as conversas para a identificação e nomeação de novos delegados, como é o caso da microrregião de Montes Claros, que poderá, em breve, ter um representante. Na foto, os vice-presidentes da Acia P. Caldas, Antonio Carlos Molinari e Gabriel Bertozzi, com os diretores da Câmara, no evento em BH. BENEFÍCIOS AOS EMPRESÁRIOS LOCAIS: A Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria de Minas Gerais por missão ser uma efetiva ponte que possibilite a cooperação e o intercâmbio entre as empresas mineiras e o mercado italiano, além do mercado global. A Câmara assiste, de forma contínua e abrangente, o empresariado mineiro interessado em expandir sua fronteira comercial, assistindo-os com estratégias que fortaleçam suas relações comercias com o mundo. Por meio de uma rede global de relacionamentos, interligada por 80 câmaras italianas no mundo, presentes em mais de 50 países, e pelas mais de 100 câmaras de comércio na Itália, a Câmara Ítalo-Brasileira facilita o acesso ao mercado internacional, tornando mais efetivo o processo de internacionalização das empresas. Sobre os benefícios oferecidos pela Câmara aos associados da Acia, podemos destacar a exclusividades na promoção de oportunidades de negócios, condições especiais e subsídios para participar das melhores e maiores feiras italianas, participação de eventos de network com as maiores empresas nacionais e multinacionais sediadas em Minas Gerais. Com a filiação da ACIA a Câmara Ítalo-Brasileira pretende dar andamento a organização de um seminário em Poços de Caldas, sobre presença italiana em MG e internacionalização de empresa. A partir deste momento, verificaremos o interesse para organizarmos uma missão de negócio à Itália com empresários da região.