CÂMERAS DE SEGURANÇA E ATENDIMENTO DO 190 FORAM OS ASSUNTOS ABORDADOS NO "CAFÉ EMPRESARIAL" DA ACIA COM O CTE. PM.

Durante o Café Empresarial da Acia o Comandante do 29° Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Sandro Wesley de Oliveira, e o chefe do setor de Planejamento da instituição, Capitão Leonardo Abdala Guimarães, explicaram o motivo de até hoje não ter sido implantado o sistema eletrônico anunciado ano passado pela parceria da Associação Comercial com a PM, no qual os policiais acompanhariam a movimentação nas ruas através das câmeras externas das empresas previamente cadastradas. Segundo eles, devido à complexidade do trafego de imagens e dados, que o setor de tecnologia da PM baixou instruções sobre a forma de se prover um sistema de monitoramento específico para a polícia, e que ainda não foi possível aplicar em nossa cidade. O presidente da Acia, Márcio Roberto de Oliveira, disse que a associação aquiriu os equipamentos solicitados pela PM, e que lamentava a não implantação do projeto, mas afirmou que irá discutir a questão com outras entidades para posteriormente levar a reivindicação ao prefeito Sérgio Azevedo e ao secretário de Defesa Social, Marcos Tadeu S. Sansão, já que é uma prioridade para agilizar e modernizar o trabalho dos policiais. A demora no atendimento do telefone 190 também foi abordada na reunião, e o comandante explicou que existem até cinco ramais no Copom, porém normalmente estão ocupados e dão a impressão de que os profissionais não estão atendendo, mas disse que se reuniu com a equipe do setor e pediu empenho para agilizar o trabalho. Entretanto, segundo ele, normalmente as viaturas estão empenhadas em prioridades, e esta é a razão do atraso nos atendimentos, devido a necessidade de um efetivo maior de policiais. O trabalho da Patrulha do Comércio, formada através de um Whatsapp dos associados da Acia diretamente com a PM foi elogiado pelos empresários, que solicitaram maior número de rondas policiais nas áreas enumeradas pelos presentes no encontro. O presidente da Acia agradeceu a disponibilidade do comandante em se reunir com os associados da entidade, e acrescentou que a Segurança Pública é prioridade para todos os segmentos da sociedade. “Penso ser importante o entendimento por parte das autoridades a necessidade urgente de construirmos um presídio com condições de recuperarmos os infratores, de maneira que quando retornarem ao convívio da sociedade, deixem de lado a criminalidade e se tornem pessoas do bem, e nós continuarem a debater esta questão quantas vezes forem necessárias aqui na Acia”, concluiu Márcio Roberto de Oliveira.